Pensamento

"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." [Karl Marx]



domingo, 3 de abril de 2011

Exercício do conceitos cap. 01

RESPOSTA DO EXERCÍCIO DOS CONCEITOS CAP. 01
1. Releia a citação de Edmund Husseri e explique o que ele quer dizer com a aparente ambigüidade segundo a qual ele “sabe”, ao mesmo tempo que “não sabe”, o que é filosofia.
Não há uma definição única de filosofia, uma vez que ela depende do filósofo, das características, das funções e do alcance filosóficos sempre muito variados. Cada filósofo repensa e reconstrói constantemente o que entende por filosofia.

2 À luz da tentativa de definir a filosofia como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta, responda:
De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Por que não é esse o sentido atribuído ao filósofo?

Não se trata de ser inflexível, mas de buscar explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Além dos exemplos da ciência e da psicologia, pode-se citar outros: “o que é política?”, “quais as características da democracia?”, “o que é arte?”, “o que distingue o artista do artesão?” etc.
3 Se o objeto da filosofia é tudo, junto com seus colegas procure identificar temas de diferentes campos filosóficos: moral, política etc.

Resposta pessoal. Sugestões: Em moral, é possível perguntar o que é o bem e o que é o mal, o que são valores, se os valores são imutáveis ou relativos etc. Em política, o que é política; se política é distinta da moral; o que é poder, cidadania, democracia etc. Em bioética, que valores são consideráveis em temas relacionados à preservação do meio ambiente, à manipulação genética, aos alimentos transgênicos etc.?
4 A luz do que se afirma sobre Sócrates, responda a estas questões:
a) O que significa a máxima socrática de que “só sei que nada sei”? Ela se refere
a Sócrates ou à própria filosofia? Como?
Rever a resposta do oráculo de Delfos a Querofonte, a partir da qual Sócrates inicia sua tarefa filosófica de indagar a respeito dos conceitos. Tal como Sócrates, a atitude do filósofo não é a de quem sabe de antemão, mas daquele que indaga, questiona tudo que parece óbvio. b) Em que consiste o método socrático? Explique.
O método socrático se divide em dois momentos: o da ironia, em que Sócrates interroga quem diz saber; e o da maiêutica, em que o interlocutor, após reconhecer sua ignorância, inicia a investigação sobre os conceitos.
c) Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Que tipo de gente, ou grupo de gente, era e ainda é esse?
São os inimigos da crítica, da divergência de opiniões, do debate plural. Dentre eles estão os ditadores, que impõem censura a intelectuais, artistas, oposicionistas; religiosos fundamentalistas e radicais convictos da posse da verdade absoluta, à qual não ousam questionar.
5. Com esta afirmação, os franceses Denis Huisman e André Vergez nos expõem questões cruciais do nosso tempo.
“No mundo atual, o esplendor de nossos poderes humanos faz com que se ressalte, numa visão trágica, a ambigüidade de nossos desejos. Somente a filosofia levanta o problema dos valores.”
O que pretendem dizer as expressões “visão trágica”, “ambigüidade dos desejos” e “problema dos valores”? Explique e exemplifique suas idéias.
Em face dos acontecimentos que resultam dos poderes humanos”, nossos desejos múltiplos e difusos se confundem e nos levam a uma “visão trágica” da realidade. O que será do equilíbrio ambiental? E as células-tronco, nos levarão aonde? A explosão demográfica é uma ameaça? A mídia é capaz de manipular consciências? Cabe à filosofia refletir eticamente sobre essas questões.

6 À luz do que foi discutido sobre a abrangência da reflexão filosófica, comente esta frase de Aristóteles: “Se se deve filosofar, deve-se filosofar e, se não se deve filosofar, deve-se filosofar; de todos os modos, portanto, se deve filosofar”.
A filosofia é abrangente porque trata de todas as coisas, inclusive dela própria: nada escapa à indagação filosófica. Quando dizemos que “o ser humaho deve filosofar” ou exatamente o contrário, que “não deve filosofar”, estamos diante de enunciados que pedem justificações filosóficas.

RETOMADA DOS CONCEITOS – APENAS RESPOSTA 1 e 5
1. “Em filosofia, são os próprios conceitos através dos quais compreendemos o mundo que se tornam tópico de investigação. A filosofia de uma disciplina, como a filosofia da história, da física ou do direito, não procura resolver problemas históricos, físicos ou legais, mas antes estudar os conceitos que estruturam o pensamento em tais disciplinas, e tornar claros os seus fundamentos e pressupostos. Nesse sentido, a filosofia é o que acontece quando uma prática se torna autoconsciente.”
BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. p. 149.
1 Considerando as informações desse verbete, responda às questões propostas
a) De que questões se ocupa o historiador?
Ele descreve os acontecimentos ocorridos em determinado tempo e lugar, resultado da pesquisa em documentos disponíveis e baseado em hipóteses para sua explicação.
b) E os filósofos da história, que tipo de questões os inquieta?
A natureza da história; se a história é uma ciência; em que sentido o método da história difere dos métodos de outras ciências; se esses métodos são objetivos ou subjetivos; se existem leis gerais da história.
5. (UFMG) Leia este trecho.
“(...) a filosofia não é a revelação feita ao ignorante por quem sabe tudo, mas o diálogo entre iguais que se fazem cúmplices em sua mútua submissão à força da razão e não à razão da força” (SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 2).
A partir da leitura desse trecho e de outros conhecimentos sobre o assunto, redija um texto destacando duas características da atitude filosófica.
A filosofia não é um conhecimento, mas uma atitude crítica sobre todos os saberes; ela não impõe verdades, mas pretende persuadir pelo discurso racional, pelo diálogo, mediante a consideração dos argumentos alheios e a exposição dos próprios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário