Pensamento

"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." [Karl Marx]



terça-feira, 22 de março de 2011

Texto e exercicios de sociologia

Leia e interprete ambos o textos respondendo de forma completa as questões.
Texto 1 Um povo pode atingir bem-estar material sem táticas subversivas se ele for dócil, trabalhador e se esforçar sempre para melhorar. Estatutos da sociedade contra a ignorância. França, 1869. ln: HOBSBAWM, Eric. J. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979. p.49.
Texto 2 A missão fundamental da educação consiste em ajudar cada indivíduo a desenvolver todo o seu potencial e a formar-se um ser humano completo, e não um mero instrumento da economia; a aquisição de conhecimento e competências deve ser acompanhada pela educação do caráter, a abertura cultural e o despertar da responsabilidade social. Livro Branco Ensinar e Aprender. Rumo à Sociedade Cognitiva. União Européia, 1995. ln: Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1998. p.17.

Os dois textos citados foram escritos em dois momentos distintos: o primeiro, no auge da Revolução Industrial do século XIX, e o segundo, mais recente, do final do século XX. Ambos tratam das necessidades e exigências da educação. Com base na interpretação dos textos, responda às questões abaixo:
a) Qual a idéia de “superar a ignorância” presente em cada texto?

b) Escreva de que maneira a sociologia e as demais ciências contribuem para a educação no sentido apontado pelo segundo texto.

2 comentários: